Loucuras do dia-a-dia…

Posted on janeiro 14, 2008

6


Há uma série de vantagens em carregar consigo uma máquina fotográfica (ou câmera, como quiserem). Exemplo de benefício é poder registrar a beleza do pôr-do-sol onde você estiver, ou apreender com as lentes momentos bizarros, que ninguém acreditaria se você apenas falasse.

Às vezes eu ando com a minha câmera. Aliás, frequentemente. E hoje fui premiado com uma cena digna de ser postada aqui.

Eu dirigia tranqüilamente o meu batmóvel, quando encontrei um sinal vermelho. A coisa mais comum ao se parar diante de um semáforo é olhar para os lados. Isto, diga-se de passagem, tem sido a causa de brigas homéricas entre casais, pois a mulher jura que o cara estava de olho na motorista do carro ao lado (e até ele explicar…). Simplesmente é natural ver como estão as coisas ao redor. Eu fiz isso, e eis a grande imagem: ao meu lado estava um carro aparentemente normal, mas com uma Bíblia aberta sobre o painel.

Tudo bem que usar a Bíblia como amuleto não é uma prática nova, mas fazer isto em um carro é algo de vanguarda. Especialmente porque, com o movimento do carro, é difícil ela ficar aberta no salmo 91 (o mais famoso das Bíblias-amuleto) . Imaginei que aquele motorista andava muito devagar, ou nunca baixava os vidros.

Rapidamente peguei a máquina e cliquei. Não poderia deixar passar.

Enquanto escrevo, olhando com mais calma a imagem, vem à mente outra idéia. Eu percebi, no momento da foto, que o carro estava batido, mas não fiz nenhuma associação. Agora é impossível deixar passar. Não é engraçado que justo o carro do amuleto esteja batido? Vai ver ele só colocou ali depois do acidente…

Isto me fez pensar sobre o papel das Escrituras na vida da Igreja cristã. Em alguns lugares Ela não serve nem mais como amuleto. A voz dos pastores, “pastoras”, “apóstolos” e bispos, com suas revelações, tem mais lugar do que a revelação proposicional de Deus.

Em outros cantos a Santa Bíblia é muito estudada e discutida, mas pouco vivida. As teses acadêmicas e especulações sobre aspectos profundos de seus textos tomam o lugar da simplicidade de uma vida piedosa.

Ambos os exemplos negam o lema da igreja no período da Reforma. Os cristãos gritavam: SOLA SCRIPTURA! (Somente as Escrituras!). A Bíblia era a regra final de fé e de prática da vida dos cristãos.

Eu desejo viver conforme a Palavra de Deus, e desejo que você deseje isso também.

:) SDG

“A tua lei está dentro do meu coração”. Sl.40.8

Pra quem não aguentava mais ler, e queria logo ver a foto:

Posted in: Uncategorized