Top 10 livros de 2009

Posted on dezembro 28, 2009

1


De acordo com a minha breve pesquisa, neste foram postados pelo menos 36 breves resumos, resenhas ou análises/comentários de obras literárias, nas áreas de literatura, teologia, filosofia e história.

Isso indica algumas coisas, dentre elas, a necessidade de variar a leitura – buscar ler materiais de outras áreas, só pra expandir a cuca.

Mas o ponto deste post é listar 10 livros marcantes de 2009 – exatamente como fiz há um ano.

Eis a lista – por ordem do que veio na cabeça, e não de importância:

1. Reformissão, Mark Driscoll, ed. Tempo de Colheita

Muito bom pra quem deseja um cristianismo que dialoga com a cultura e busca comunicar a verdade do evangelho à cultura emergente. Talvez o mais importante na área de evangelismo que li desde Francis Schaeffer.

2. Verdade Absoluta, Nancy Pearcey, CPAD

Fundamental para quem deseja compreender a cosmovisão cristã, bem como se familiarizar com o método da apologética cultural, desenvolvido por Francis Schaeffer. Várias áreas são trabalhadas, como psicologia, direito, biologia, sociologia, etc. O mais importante na área de apologética/cosmovisão.

3. Viciados em mediocridade, Franky Schaeffer, W4

Uma crítica ácida sobre o péssimo gosto dos cristãos no que diz respeito às artes.

4. Surpreendido pela alegria, C. S. Lewis, Mundo Cristão

Ótima auto-biografia de Lewis. Espero que decidam publicá-la novamente.

5. Negócios para a glória de Deus, Wayne Grudem, Cultura Cristã

Na área de governo/economia esse livro bem fino foi um dos melhores. Grudem derruba muitos dos mitos esquerdistas apelando apenas às Escrituras (nem é seu objetivo “derrubar mitos esquerdistas” – ele quer apenas ensinar o que a Bíblia diz sobre vários assuntos ligados à economia).

6. Cinema e fé cristã, Brian Godawa, Ultimato

Aliado à obra de Nancy Pearcey, Franky Schaeffer e Mark Driscoll, este livro nos ensina a dialogar com os filmes e pensá-los com a perspectiva das cosmovisões.

7. Ídolos do coração & feira das vaidades, David Powlison, ed Refúgio

Uma ótima análise sobre a questão do condicionamento sociológico, a responsabilidade individual, e as motivações do coração. Na área de antropologia/aconselhamento foi o melhor do ano.

8. Helena, Machado de Assis, Elevação

Machado de Assis não decepciona.

9. A mão e a luva, Machado de Assis, Elevação

Machado de Assis não decepciona.

10. As crônicas de Narnia (volume único), C. S. Lewis, Martins Fontes

Tudo bem, são sete livros. Mas com o volume único fica parecendo um só. Lewis é o mestre da imaginação, e sua obra é indispensável para quem deseja ver arte de qualidade produzida por um cristão.

* * *
Leia aqui a lista dos 10 grande livros lidos em 2008.

Posted in: Uncategorized