Outro livrim do mês: A mente cristã num mundo sem Deus, James Emery White, Ed. Vida, 110 p.

Posted on maio 7, 2010

1


As publicações sobre cosmovisão cristã em língua portuguesa parecem estar crescendo, para a glória de Deus. Considerando os livros de Nancy Pearcey, James Sire, Phillip Johnson, Albert Wolters e Herman Dooyeweerd, começa-se a delinear uma bibliografia básica capaz de introduzir o leitor brasileiro na discussão das teorias de análise de cosmovisão e compreensão do processo de formação e compartilhamento de cosmovisões.
Uma nova obra – saída do forno – sobre o assunto é o livro de James Emery White, que aborda o assunto de maneira mais prática.
White comenta de maneira sucinta quatro linhas do nosso tempo – cosmovisões – a serem percebidas e combatidas pelos cristãos: (1) Relativismo moral, (2) individualismo autônomo, (3) Hedonismo narcisista, e (4) Naturalismo redutivo.
O foco da obra, porém, está na formação de uma “mente cristã”. Para isso, White recomenda a literatura e a reflexão como meios adequados.
Não apenas livros cristãos contribuem para a formação intelecto-espiritual do crente, mas as grandes obras da humanidade fornecem grande ajuda para o despertar da mente.
O autor dá várias dicas sobre leitura, disciplina e a formação de uma mentalidade cristã. Encoraja fortemente os cristãos a exercitarem suas mentes para a vida com Deus, a compreensão do seu tempo, e a apologética.
Por fim, ele lista vários livros e recursos que nos ajudam na jornada por ele proposta.
Gostei bastante do livro. São apenas 110 páginas de uma leitura fluente e biblicamente embasada.
Como um primeiro contato para com as noções de cosmovisão cristã e para o encorajamento da busca de sabedoria, é altamente recomendável.

Compre aqui.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=10242135&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1&group_id=

Posted in: Uncategorized