A Bíblia, o Jornal e a Caneta

Posted on junho 18, 2010

0


Sentado no puf verde, lendo “Cristianismo sem Cristo”, e subitamente vem o estalo:

E se eu trabalhasse um pouco mais no blog a partir da tríade Bíblia/Jornal/Caneta?

Talvez caiba uma explicação do que está envolvido no título do blog, que é mais do que uma tentativa de ser cool.
“A Bíblia, o Jornal e a
Caneta” é a tentativa de articular dimensões fundamentais do viver cristão: uma pautada no Sola Scriptura – a regra de fé e prática dos cristãos -; outra que destaca a relação do cristão com o seu tempo –

simbolizada pelo jornal, a capacidade de ver a cultura e demais expressões do dia-a-dia e interpretá-las a partir de uma visão de mundo cristã -; e a terceira, como resultado da compreensão da Escritura e do seu tempo, enfatizando a produção/prática cristã – simbolizada pela caneta.
Em simples linhas:

O crente precisa conhecer a Deus (a Bíblia), compreender o seu tempo (o Jornal), e expressar sua cosmovisão cristã em tudo o que faz (a caneta).

Voltemos, então, da imensa digressão. Eu estava quase deitado sentado naquele puf tentador, curtindo a leitura do Michael Horton, quando veio a idéia de desenvolver uma abordagem no blog que fosse mais coerente com a sua proposta.

Gostei do insight. Ainda pretendo desenvolvê-lo melhor, mas por enquanto devo organizar algumas postagens da seguinte maneira:
A Bíblia – posts de comentário Bíblico, sermões, palestras relacionadas, etc.;
O Jornal – comentários de notícias, análises teo-referentes de filmes/peças/músicas, etc.;
A Caneta – artigos sobre variados assuntos, poesias, composições, e demais produções.
Eu pensei em trabalhar os três assuntos semanalmente, com um dia para a Bíblia, outro para o Jornal, e o terceiro para a Caneta, mas ainda estou vendo a viabilidade disto.
Preciso dizer, ainda, que não farei isto apenas com a minha produção. Também penso na publicação de comentários e artigos de outras pessoas.
Orem por isso. Pode sair algo legal daí.
abraço
Marcado: