Servo fiel

Posted on agosto 1, 2013

0


*Por ocasião do falecimento do Pr. Ricardo Denham em 31 de julho de 2013.

1002492_10151793389419406_1509554891_nTive um único momento com o pastor James Richard Denham Jr – o pastor Ricardo. O ano era 2009, e eu estava começando os estudos esporádicos em São Paulo. No intervalo entre duas semanas de aula, viajei a São José dos Campos para um congresso. Já amava a editora Fiel pelos livros que me chegaram às mãos, e planejei conhecer tanto a editora, quanto a Igreja Batista da Graça.
Em um domingo de maio daquele ano fui àquela Igreja. Pude conversar brevemente com o Pr. Gilson Santos, que ficou feliz em saber de meus estudos no Andrew Jumper. Conversei com o Tiago Santos, que me convidou para almoçar. Chegando ao local, vi que à mesa estavam o Pr. Ricardo e D. Pérola, bem como o Ricky, esposa e filhos, além do Tiago, esposa e filhos.
A conversa foi agradável, e o Pr. Ricardo demonstrou grande interesse em minha história. Contei que me preparava para o serviço pastoral e ele passou a me aconselhar, recomendando um ministério fiel e uma vida santa. Fiquei surpreso com o passo que deu em seguida – insistiu com o Tiago, para que me desse uma cópia de “Santidade: sem a qual ninguém verá o Senhor” (J. C. Ryle, ed. Fiel). Infelizmente o livro não estava à disposição naqueles dias, mas a beleza do gesto foi suficiente para me marcar.
Não conversamos muito. Não nos encontramos depois. Mas o que vi nos poucos momentos em que estive diante dele foi um amor profundo pelo Senhor e por Sua obra, um desejo genuíno de ver cristãos e pastores fiéis no serviço, e gentileza no trato com os irmãos – ou, mais ainda, com um “estranho”.
Não posso falar dele tanto quanto outras pessoas – sou um dos mais distantes. Mas o ministério da Editora Fiel foi fundamental em minha caminhada rumo à fé reformada, e tem sido muito importante em minha caminhada com Deus. Por trás disto, vejo a dedicação de um servo fiel.
Obrigado, Senhor, pela vida do Pr. Ricardo.

Posted in: o Jornal