* * *
Filho, o mundo não é plano. Talvez você já esteja aprendendo isso nas aulas de geografia. Mas não é disso que eu falo. Embora os seus professores ensinem que a Terra não é achatada, na prática, eles achatam o seu mundo. Não só eles, é verdade — até na igreja há quem contribua para isso.
Mas eu repito, filho: o mundo não é achatado. Você lembra das histórias que eu contei? — Sobre dragões e fadas, sobre monstros e heróis, sobre orcs e elfos? Lembra das árvores que falavam, e do mundo acessado pelo guarda-roupas? Lembra de Aslam e do sr. Tumnus? Lembra de Hermes, Prometeu, Narciso e Sísifo? O que eles tinham em comum?
Nenhum deles se esgotava nessa realidade, filho. Eles só podiam ser vistos e compreendidos com as portas da imaginação bem abertas. Talvez ao fechar os olhos você enxergasse melhor. Viu de perto as batalhas entre os Vingadores e a turma de Ultron! Dava para ouvir o cântico de Aslam, não é verdade?
A capacidade de ver além da realidade imediata não funciona apenas para essas histórias. Era importante que você conseguisse enxergar o que os seus professores, com a retórica científica, não permitem vislumbrar.
Agora abra os olhos, mas abra bastante! Veja o mundo! Olhe as nuvens e suas formas; os tons de verde nas folhas; toque a textura das árvores; descubra qual o prédio mais alto à sua volta. Tudo isso aponta para uma realidade mais profunda.
Como assim? — você pode perguntar. Eu respondo com a Bíblia:
(Salmos 19.1-4, NVI)
Enquanto você aprecia as cores e os sons desse mundo, perceba o que está além. Esse mundo não é achatado! Existe significado para além dele. Cada nuvem revela a grandiosidade de Deus; cada gota de chuva aponta para a provisão e cuidado do Senhor; cada flor delicada e colorida manifesta a criatividade do Criador; cada sólida montanha anuncia a força do Altíssimo.
Olhe para o mundo, filho! Ele é rico de significado. Até as coisas feias, como a morte, as doenças e os conflitos entre pessoas revelam quem somos, e como precisamos de um redentor.
Posted on fevereiro 5, 2016
0