Fórum de Debates entre Religião e Ciência

Posted on junho 11, 2009

0


Assisti, ontem e antes de ontem, ao fórum de debates entre religião e ciência, realizade pelo diretório de estudantes de uma univerdade de SanLu.

Achei uma ótima iniciativa, embora tenha enfatizado questões mais “práticas” como o aborto e a eutanásia, e deixado de lado as questões fundamentais sobre o diálogo entre a religião e a ciência na academia.

Penso que o debate sobre as conexões entre os dois antecede qualquer outra discussão, a exemplo das promovidas pelo evento. No caso de questões pulsantes na sociedade, seria possível organizar o evento para que ambos os temas fossem trabalhados em alguma medida. Mas eu não organizei o evento, e nem quero criticar incisivamente quem promoveu algo bastante incomum no contexto das universidades maranhenses.

Quero enfatizar o debate de ontem – mais uma mesa do que um debate, propriamente. Aliás, não havia divergências consideráveis sobre os debatedores. Todos eram contrários ao aborto, e alguns sequer mencionaram a eutanásia.

Por isso, penso que o momento foi pobre. As falas parecem cômodas quando não há confronto real de idéias e perspectivas – ou pelo menos quando não se trabalha com base nestas diferenças. Várias tradições estavam representadas – protestantes, católicos, espíritas… mas só comentarei isso em outro post – se tiver paciência e tempo para descrever absurdos que ouvi.

Aos organizadores, os meus parabéns e o desejo de ver novas iniciativas do tipo.

SDG

Posted in: Uncategorized